quinta-feira, 17 de julho de 2008

Conhecendo a Fármacia Viva

Neste terceiro dia em Ourém, nossa primeira atividade na cidade foi a visita ao Programa Farmácia Viva. O projeto, foi iniciado pela goiana Núbia Borges (foto, à esq.), mas conhecida na cidade como Bia. Moradora do Pará desde os três anos de idade, Bia aprendeu a lidar com o plantio e manipulação de ervas durante o tempo que morou na Ilha de Marajó.
Bia primeiramente ministrou uma palestra para nossa equipe, nos contando sobre o início do projeto e sobre as plantas com as quais trabalha.

Bia e D. Raimunda

Mais de 24 anos depois do primeiro contato com as ervas, a idealizadora trabalha com orgulho em comunidades carentes, colhendo as plantas, preparando os remédios, e os distribuindo os medicamentos, todos feitos de forma completamente natural. Os resultados, segundo Bia, são em quase 100% dos casos de cura progressiva, de cura completa, e até mesmo imediata, como no caso de soluções para a cura de problemas de estômago, etc. O tratamento faz tanto sucesso, que além do aval da população, Bia tem total apoio dos médicos da região para o uso dos remédios em seus pacientes, diminuindo assim o custo com o gasto de medicação industrial.

Após a visita à Farmácia, conhecemos Dona Raimunda (foto, à dir.), atendida pelo programa e também profunda conhecedora dos benefícios do tratamento com ervas.

À noite, às 18h30, como trabalho diário que temos, partimos para a rádio Tembés para colocar no ar nosso programa diário, o Painel Rondon.
E não podemos deixar de falar: nossa estadia em Ourém não seria a mesma sem os cuidados da Dona Consola, a senhorinha que nos alimenta todos os dias com sua comida e seus sucos deliciosos.
E vem muita coisa por aí: o torneio de vôlei e basquete, oficinas, palestras, e o concurso que vai agitar a cidade, o Garota Verão 2008.
Fique de olho no blog.
Até o post de amanhã.
Abraços de todos os rondonistas da Estácio de Sá, diretamente de Ourém, a Pérola do Guamá.

Nenhum comentário: