sexta-feira, 18 de julho de 2008

Os rondonistas na Vila do Mocambo

Olá!
A comunidade do Mocambo é uma das mais diferentes que visitamos até agora. Mesmo estando no Pará, região onde o número de descendentes de índios é muito grande, o Mocambo é uma comunidade de descendentes de Quilombolas.
Conversamos com o Seu Raimundo, de 66 anos, que trabalha na confecção de peneiras feitas de palha de uma espécie de galho de árvore. O Seu Raimundo sabe tudo da ocupação do lugar, que se iniciou em 1885.
Voltamos de lá com muitas informações históricas para passar para vocês, além de fazermos um passeio para levantamento turístico, passando por igarapés, e margeando o Rio Guamá.
O Mocambo vai deixar saudades.

Atividade educativa com as crianças da comunidade do Mocambo - foto Ivy Silva

À tarde, parte da equipe ficou em Ourém para participar do programa diário que temos na Rádio Tembés FM, o Painel Rondon. Enquanto isso o restante dos rondonistas foram para a comunidade do Riacho, onde realizamos atividades educativas, esportivas e incentivadoras para os quase 100 habitantes da localidade. A Vila do Riacho é uma comunidade bem simples, onde ainda não há luz elétrica.

Ah, não podemos esquecer que, além de comemorar a estadia em Ourém, temos mais dois motivos para celebrar: o aniversário da rondonista Elissa, e do coordenador que nos acompanha: Danilo. Vivas a vocês, cancerianos sobreviventes da selva!

Parabéns!

Abraços rondonistas e até o próximo post.

Nenhum comentário: