domingo, 13 de julho de 2008

Projeto Rondon - Operação Verão 2008 - Ourém- PA

Por Cynthia Martins

Domingo, dia 13 de julho. Depois de muito trabalho, viagens longas, partindo do Rio de Janeiro, com paradas em São Paulo, Brasília e Belém, finalmente desembarcamos em Ourém para participar do Projeto Rondon.

O Rondon é uma iniciativa do governo federal, que desde 1967 leva universitários de todo o Brasil para áreas carentes e pouco assistidas, principalmente para que atuem na área da saúde, educação, etc. Inicialmente, a idéia do projeto era basicamente assistencialista: os universitários atuavam, mas sem multiplicar. Algo como “dar o peixe sem ensinar a pescar”. O projeto ficou por um tempo fora do ar, passando por uma reformulação, até assumir a forma que tem hoje: universitários recrutados para trabalhar a multiplicação de profissionais, cada um atuando em suas áreas.

Depois de reestruturado, faculdades do Brasil inteiro continuam a se inscrever e mandar seus estudantes para lugares que muitos nem imaginavam existir. Depois da triagem de processos seletivos para a escolha dos estudantes, provas, reuniões para planejar o que fazer em cada cidade, etc. um grupos entre oito e 10 pessoas, incluindo dois coordenadores, são encaminhados para as cidades onde acontecerão as ações.
E nós, da Universidade Estácio de Sá, em uma equipe de 10 pessoas, fomos selecionados para atuar nesta Operação Inverno 2008 do Projeto Rondon na cidade de Ourém, no Pará, a 182 quilômetros da capital, Belém.Estando aqui, no meio de uma cidade completamente interiorana, e certamente diferente de tudo que nossos olhos urbanos estão acostumados a ver, é inevitável que façamos indagações do tipo: nossa, nós nem sonhamos com isso, mas é incrível com nascem e vivem tantas pessoas nos lugares mais inóspitos do mundo!


Como diria Henfil através da sua Graúna, nós, do Sul Maravilha, temos uma visão extremamente restrita e egoísta em relação à nossa própria terra. Sim, nossa. E é para defender esta terra e, principalmente, aprender com ela, que nós 10, comtemplados com a sorte para ingressar nessa empreitada, estamos aqui para defender, fazer crescer, ajudar a levar pra frente e a preservar uma terra e um povo tão rico que é o brasileiro.


Nós, da equipe da Universidade Estácio de Sá, estaremos à frente desde projeto até o dia 26 de julho, com ações planejadas na área da saúde, com profissionais da medicina e enfermagem, comunicação social, pedagogia, eventos, turismo e educação física.

Para que você conheça um pouquinho mais da nossa equipe, começaremos apresentando as meninas da saúde, Elissa Oliveira e Miriana Crespo , da Comunicação Social, Cynthia Martins e Ivanise Silva, Anderson Theodoro, da Pedagogia, Ana Avelar da Gestão em Eventos, Carol Araújo, do Turismo, Renan, da Educação Física. Todos trabalharemos em parceria e sob a coordenação do professor Danilo Cunha, coordenador de turismo, e de Eduardo Cherem, nosso coordenador e professor de Educação Física.





Cosme e Camilo: Moradores de Ourém

Estaremos junto com o pessoal de Ourém no Festival Ouremense da Canção, na Rádio Tembés, no Concurso Garota Verão 2008, nas atividades de educação física e muito mais.

E é basicamente isto. Tudo ainda nos é extremamente novo, e com a ajuda do município de Ourém vamos poder ajudar a todos os visitantes e moradores, vamos descobrir um pouco mais desse povo colhedor de Ourém, desvendar um pouco mais de nós, enquanto mergulhamos na incrível experiência que é estar tão longe de casa, no meio da região amazônica de Ourém, a pérola do Guamá.